terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Dicas de Saúde com José Lúcio Alves

O Farmacêutico José Lúcio Alves, da Entrefarma Farmaluz, traz, direto do Rádio, valiosas dicas para a saúde.

Com o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. A transpiração excessiva, o esforço físico ou vômitos e diarreias provocados pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, podem causar um problema muito comum no Verão, a desidratação. Por isso cuidado, viu?!

Pois é pessoal, estamos no Verão e para evitar a desidratação é importante que todos, principalmente crianças e idosos, tenham uma boa alimentação e ingiram líquidos de forma regular. Em condições normais, o organismo de um adulto perde em média 2,5 litros de água por dia, sabia? Essa perda se dá na forma de suor e urina, principalmente. Por isso, devemos repor essas perdas diárias com muito líquido, na forma de água pura, chás, sucos, leite e outros.

A palavra de ordem agora é "substituição": substitua alimentos fritos pelos assados. O sorvete, que contém muita gordura, pelo picolé de frutas. Aquele chocolate pela barrinha de cereais. A maionese por molhos à base de iogurte natural. Os queijos amarelos pelos queijos brancos. A água de côco pode ser uma excelente opção neste período de calor. Com baixo valor calórico, a bebida pode ser utilizada como substituto da água, para saciar a sede, e também para repor o sódio e o potássio em casos de desidratação ou durante atividade física intensa.

No verão, época de férias, tem as festas de final de ano, as pessoas costumam levantar mais tarde e programar atividades que fazem com que os horários das refeições não sejam seguidos rigorosamente. E querendo ou não comemos um pouco mais e no final das férias aparecem os quilinhos a mais. Portanto é importante não exagerar, senão, depois será mais complicado para recuperar viu...

Durante o verão, é comum as temperaturas elevadas provocarem uma inibição da fome, ao contrário do inverno, que aumenta o nosso apetite. Este efeito induzido pelo calor pode agir negativamente se ficarmos em jejum. Por isso, a melhor forma de contornar este problema é consumir alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão. Aproveito para agradecer a você pela atenção em 2015 e desejo um excelente ano novo. Atitude e saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário