As horas a menos para descansar durante o horário de verão geram um desgaste natural, acentuado pela adaptação inicial ao relógio. Uma pesquisa conduzida por laboratórios de cinco países sul-americanos, incluindo mais de 9.250 pessoas do Brasil, mostrou que 46% da população sente algum tipo de desconforto com o começo do horário de verão. Entre os distúrbios resultantes da mudança estão a dificuldade para dormir e a consequente sonolência pela manhã.
Com o horário de verão, o impacto de adiantar ou atrasar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo seu corpo, que não sente fome ou sono nos horários que deveria. Mesmo assim force o seu corpo a seguir os horários que a adaptação será mais rápida. Atenção, não utilize o horário de verão como desculpa para não desempenhar suas tarefas.
Quando a rotina muda, não importa se no começo ou no fim do horário de verão, seu ciclo biológico é alterado e o organismo não consegue se preparar. Resultado: você acorda cansado e não consegue render no trabalho e na escola. Há ainda mais riscos de acidentes de trânsito e no trabalho. Os perigos só desaparecem cerca de duas semanas depois, quando o corpo já teve tempo de se acostumar aos novos horários. Portanto tenha mais atenção neste período.
Há uma tendência natural ao relaxamento com horários nesse período. Pelo menos nas primeiras semanas do horário de verão, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite, como fome fora de hora, e um cansaço exagerado, e será mais rápida a adaptação.
As mudanças no ciclo do sono, que acontecem durante o horário de verão, podem atrapalhar a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, já que ambos são produzidos enquanto dormimos. O efeito? Despertar cansado, ter dificuldade de raciocínio e um grau incomum de ansiedade, interferindo na realização de tarefas do cotidiano, levando a problemas como déficit de atenção, acidentes de trânsito, discussões no trabalho, indisposição física, irritabilidade e sonolência. Cuidado.
Durma mais durante o horário de verão. Tente ir para a cama duas horas mais cedo do que o habitual. Provavelmente, você não vai pegar no sono imediatamente, mas o clima calmo prepara o corpo para o descanso tá. E, levantando no mesmo horário no dia seguinte, certamente à noite seu corpo já vai pedir cama mais cedo. Atitude e saúde sempre!