UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta nocivos à saúde. O UVB provoca queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência da pele.
Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também é uma das causas de câncer. Para você ter uma ideia, um histórico de cinco queimaduras solares por década pode aumentar em cerca de três vezes o risco de desenvolver câncer.
Na praia, onde a exposição ao sol é maior, os cuidados devem ser redobrados. Os dermatologistas sugerem a escolha do fator de 30 a 50. Deve-se reaplicar o produto a cada duas horas, após o contato com a água ou suor excessivo. Chapéu, óculos e guarda-sol ajudam na proteção, mas não são suficientes.
Lembre-se: as nuvens não bloqueiam os raios nocivos e, se você está na praia, os raios são refletidos pela areia e pela água.
Evite a exposição solar entre 10h e 16h e capriche na hidratação corporal, principalmente após a exposição solar mais intensa. A proteção solar deve ser uma preocupação o ano todo, mesmo no inverno. Por isso, adote essa rotina como um cuidado de beleza, mas também com a sua saúde, e de toda a sua família.
Fonte: Entrefarma Oficial