O mamão é uma fruta muito nutritiva, que contém vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais como: ferro, cálcio e fósforo. Ele possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.
O mamão é fonte de carotenoides, como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína. Carotenoides são complexos químicos e vitamínicos muito importantes na prevenção de doenças de retina, como degenerações de mácula e distrofias retinianas. Os carotenoides também atuam como coadjuvantes no tratamento de doenças relacionadas a essa parte do olho. A fruta também tem ação benéfica sobre os quadros de catarata e pode ajudar a prevenir e a cuidar da doença, evitando a progressão acelerada.
Mais Benefícios do Mamão
Ajuda a regular o intestino, pois possui boa quantidade de fibras, que aumentam o peristaltismo (contrações), facilitando assim a evacuação.
Possui carotenoides que estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.
Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.
É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer. Aliás, possui mais vitamina C que a laranja e o limão.
Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.
Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. Destaca-se ainda sua utilização industrial ou comercial, para o amaciamento de carnes.
Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir.
Contém fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.
Contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo.
É diurético, emoliente, laxante e refrescante.
Bom depurativo do sangue.
Outras Dúvidas sobre o Mamão
Quanto e como consumir?
Não precisa ser muito: uma fatia pequena do mamão formosa ou uma metade do mamão papaya, diariamente, em qualquer horário do dia.
Para potencializar a ação é bom ingerir também o zinco, que está presente por exemplo na castanha do pará. As gorduras podem potencializar a ação dos carotenoides no organismo. Por isso, vale a pena ralar uma ou duas castanhas do Pará sobre o seu mamão, antes de consumí-lo. Além de comer o mamão in natura, pode-se usá-lo em sucos, vitaminas e shakes.
Posso consumir as sementes?
Sim, as sementes de mamão também possuem propriedades medicinais. Elas são muito boas no tratamento de vermes intestinais.
Existe diferença entre o mamão Papaya e o mamão Formosa?
Os benefícios e as propriedades são praticamente as mesmas. Porém, o mamão Formosa leva uma pequena vantagem por conter menor teor de açúcar e também menos agrotóxico.
Fonte: belezaesaude.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário