terça-feira, 22 de maio de 2018

Dicas de Saúde com José Lúcio Alves - Saúde Sempre (Edição Nº 22)


O mês de maio é o mês de conscientização em relação aos cuidados no trânsito, é o maio amarelo. A proposta desse movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. E nós também devemos apoiar fazendo a nossa parte como motoristas e como pedestres.

O movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. Foi escolhida a cor amarela pois ela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

O tempo frio pode ser muito seco em diversos lugares, inclusive aqui pra gente né, e começa na semana que vem. Devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite e alergias.

Gente, a cãibra surge quando há carência de sais minerais e até de água no corpo. Normalmente, a região afetada está com pouca quantidade de sódio, potássio e outros nutrientes, por exemplo. Pode surgir durante o sono, pois é quando o corpo e os músculos relaxam. Mas em geral aparece depois a prática intensa de alguma atividade física, já que é uma consequência do esforço muscular somado à falta de nutrientes. Atitude e saúde sempre!

Ainda sobre a câimbra no caso do surgimento, o melhor é alongar-se. Esticar a área que está sofrendo a contração promoverá uma melhor circulação do sangue naquela região. Com isso, os nutrientes que estão ausentes nessa área serão repostos. Se a dor for recorrente, o ideal é buscar uma avaliação médica.

Concluindo nossa conversa sobre câimbra, a prevenção passa por hábitos de vida mais saudáveis, com prática regular de exercícios e alimentação equilibrada. É importante usar o calçado adequado para a prática de exercícios físicos. Isso se reflete na musculatura. O mesmo vale para quem fica muito tempo em pé. Uva, castanha-do-pará, amendoim, aveia, banana, beterraba, batata, repolho, avelã, verduras escuras e frutas são alimentos indicados para evitar as cãibras. Beber muita água também pode auxiliar na prevenção. Atitude e saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário