quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

3 atitudes contra o câncer de próstata


Você já ouviu a expressão “um homem prevenido vale por dois”? Certas atitudes podem ser decisivas para não sofrer com o tumor de próstata, que afeta quase 70 mil brasileiros todo ano. Homem que é homem precisa conhecê-las!

1) Perder (ou manter) o peso 

Como os quilos a mais já foram associados pela Organização Mundial da Saúdea diversos tipos de câncer, estudiosos passaram a cogitar a hipótese de o excesso de peso também estar por trás de tumores na próstata. Pesquisadores de dois hospitais de Pequim, na China, constataram, num estudo com 3,5 milhões de pessoas, que o índice de massa corporal ajuda a prever o grau de mortalidade do problema. Quanto mais gordurinhas, maior será o risco de tumor ser mais agressivo.

2) Dormir direito 

A melatonina é o hormônio que regula nosso relógio biológico – ela é produzida em larga escala à noite, principalmente quando estamos no escuro e com a cabeça no travesseiro. A carência dessa molécula desequilibra o corpo inteiro. Num trabalho realizado por universidades da Islândia e dos Estados Unidos, os cientistas estabeleceram uma relação entre a falta de melatonina e tumores graves na próstata.

3) Vencer o medo do urologista 

Metade dos marmanjos do nosso país nunca visitou esse médico, de acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia. A entidade recomenda que os exames preventivos contra o câncer de próstata comecem aos 45 anos para negros ou sujeitos com histórico familiar e aos 50 para os demais.

Fonte: saude.abril.com.br

terça-feira, 25 de setembro de 2018

25 de Setembro - Dia Internacional do Farmacêutico



Tão importante quanto o medicamento, o profissional com formação em Farmácia é um grande aliado da saúde! Farmacêutico, onde quer que você esteja, receba o abraço e homenagem de toda a equipe Entrefarma Farmaluz! Parabéns!

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Tireoide: conheça mitos e verdades sobre a glândula


A tireoide é uma glândula que fica na base da região anterior do pescoço e produz dois hormônios: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esses hormônios são muito importantes em todas as fases da vida, desde a formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), o crescimento, o desenvolvimento, a fertilidade e a reprodução até a velhice.

Os hormônios da tireoide exercem ainda importante atuação nos batimentos cardíacos, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, funcionamento intestinal e metabolismo.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre a tireoide:

O hipotireoidismo é muito comum

VERDADEIRO: o hipotireoidismo é uma doença comum que afeta 8% a 12% dos brasileiros, principalmente mulheres e indivíduos mais idosos.

Crianças não têm doença da tireoide

FALSO: crianças podem ter uma doença da tireoide, que pode levá-las a parar de crescer e a ter baixo rendimento escolar. A forma mais grave de hipotireoidismo é a congênita, que ocorre no recém-nascido. Se não diagnosticado e não tratado, pode causar retardo mental irreversível.

Doenças da tireoide afetam a gravidez

VERDADEIRO: tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a fertilidade e, se não tratados adequadamente, podem se associar a complicações da gestação e a problemas para o feto.

A obesidade pode ser causada pelo hipotireoidismo

FALSO: o hipotireoidismo não tratado associa-se apenas a um ganho leve de peso, em geral, por retenção de líquidos.

Tomar hormônio da tireoide ajuda a emagrecer

FALSO: o hipertireoidismo realmente emagrece, mas à custa de massa magra, com diminuição de força muscular. Usar T4 ou, pior ainda, T3 pode causar arritmias, hipertensão, diarreia e outras manifestações muito graves, ou até fatais.

Posso saber se tenho problema na tireoide fazendo um exame de sangue

VERDADEIRO: os exames para diagnóstico de alteração da função tireoidiana são as dosagens do TSH e da T4 livre. O médico pode ainda solicitar outros exames, se necessário.

O ultrassom de tireoide é importante para a detecção do nódulo e para que o médico possa operar logo

FALSO: nódulos de tireoide são muito frequentes no ultrassom, por isso ele só deve ser solicitado quando o médico suspeita de algo. A maior parte dos nódulos é benigna, não se caracteriza como câncer e não necessita de cirurgia.

O iodo faz bem para a tireoide

FALSO: o iodo da alimentação, geralmente, é suficiente para produção dos hormônios tireoidianos em qualquer faixa etária. Em excesso, o iodo pode produzir sérios danos, inclusive piorar ou causar hipo ou hipertireoidismo.

O cansaço pode ser causado por hipotireoidismo

VERDADEIRO: os principais sintomas do hipotireoidismo são sonolência excessiva, cansaço e falta de disposição, lentidão e dificuldade para exercer as tarefas e funções habituais, esquecimento fácil, tristeza, intestino preso, ressecamento da pele e dos cabelos, unhas fracas e ganho de peso inexplicável. Mas esses sintomas podem aparecer em muitas outras doenças.

A T3 (tri-iodotironina) é útil no tratamento de estresse, cansaço ou desânimo

FALSO: não há indicação de uso de T3 nessas situações. Ela pode causar riscos à sua saúde.

A T3 (tri-iodotironina) pode ser formulada com segurança

FALSO: a maioria das farmácias de manipulação não atinge alta precisão ao formular o hormônio em microgramas. Os hormônios formulados não estão sujeitos aos mesmos controles de qualidade dos medicamentos industrializados nem ao monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Deve-se tomar iodo durante a gestação

FALSO: a indicação de suplementação deve ser individualmente avaliada, levando em conta alimentação e outros fatores. Alguns dos suplementos vitamínicos oferecidos às gestantes contêm pequenas quantidades de iodo.

Fonte: entrefarma.com.br

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Dicas de Saúde com José Lúcio Alves - Saúde Sempre (Edição Nº 23)


Nesse ritmo de vida louco em que vivemos, passamos mais tempo no nosso ambiente de trabalho e envolvidos com as coisas da empresa que com nossas famílias, já reparou? Pensando nisso, falaremos nos próximos parágrafos a esse respeito. O que representa pra você sucesso profissional? Para uns é bater ponto no mesmo horário todos os dias, outros dizem que é não ter problemas de relacionamento com os colegas, há alguns que dizem que viver bem no trabalho é ser elogiado pelo chefe.

A cada dia enfrentamos uma nova etapa, passamos por novas experiências, nos deparamos com novos problemas, novos obstáculos e temos de estar preparados para enfrentar novos desafios no trabalho. Avalie-se constantemente. Seja honesto consigo mesmo e faça uma avaliação pessoal sobre o seu desempenho no trabalho. Avalie a qualidade do seu trabalho, do seu esforço, avalie se você se sente motivado a sair de casa e ir trabalhar todos os dias e se os seus resultados são bons, para você e para a sua empresa.

Fuja de problemas! É incrível como pessoas mesquinhas, mentirosas e preguiçosas têm o poder de manipular outras pessoas, por meio de conversinhas, fuxicos e fofocas. Na sua empresa tem isso? Espero que não! Por estarem insatisfeitas consigo mesmas e com o trabalho, induzem as demais companheiras de trabalho a cair de produção, desanimando-as a desenvolver suas atividades. Conhece gente assim? Mantenha distância.

Aprender com os erros é outra dica importante! Sejam seus ou não, cometer erros faz parte da vida. Por mais que tentemos, nem sempre é possível evitá-los. Sendo assim, se errar em seu trabalho, assuma as consequências do que fez e tente tirar proveito da situação, aprendendo com ele, para não deixar acontecer novamente. Atitude e saúde sempre!

quarta-feira, 25 de julho de 2018

A barba, cabelo e bigode bem cuidados com os produtos Go. Na Entrefarma Farmaluz tem!


A linha possui produtos elaborados para proporcionar aos homens o controle e cuidado completo em relação ao estilo da barba e do cabelo. Com o objetivo de unir estilo e performance, a Go. desenvolveu uma ampla gama de finalizadores, modeladores e fixadores para cabelo, incluindo gel, creme, cera e pomada modeladora, visando a facilidade de aplicação e a criação de diferentes tipos de penteado.

Para limpeza, fortalecimento e hidratação completa da barba e do bigode foram criados shampoos, óleos e balms para barba disponíveis nas versões Fresh e Lúpulo. Todos os produtos são formulados com extratos naturais de alta performance em conjunto com matérias primas importadas atendendo aos mais rigorosos testes internacionais, respeitando as leis ambientais sem serem testados em animais. 

Confira a linha completa de produtos Go. Na Entrefarma Farmaluz

terça-feira, 26 de junho de 2018

Confira as doenças mais comuns do inverno e como evitá-las

As principais doenças do inverno são as doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras como rinite, asma, sinusite, otite e pneumonia, pois este período favorece a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e há uma maior tendência em ficar em ambientes fechados.

As pessoas mais propícias a sofrer com estas doenças são as crianças e os idosos, por terem o sistema imune mais fragilizado. O período de maior proliferação dos microorganismos pode variar de acordo com a região do Brasil, já que no Sul e Sudeste os meses mais frios podem variar de maio a outubro, enquanto que no Norte e Nordeste os meses entre abril e junho há mais chances de chuva e queda das temperaturas.



1. Resfriados e gripes

Os gripes são infecções das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, causadas por vírus do tipo Influenza, e provocam sintomas como febre de cerca de 37,8ºC, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dor nos músculos e articulações, que dura cerca de 5 a 7 dias.

Já os resfriados são o mesmo tipo de infecção, porém mais branda, causada por vírus como adenovírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório, e provoca sintomas tipo coriza, espirros, dor de garganta e conjuntivite, que duram uma média de 3 a 5 dias.

Como tratar: não existe um tratamento específico para gripes e resfriados, sendo necessário a realização de repouso, uso de anelgésicos para aliviar a dor, além de descongestionantes e lavagem nasal para fluidificar e remover as secreções.
2. Rinite alérgica

A rinite alérgica é a inflamação da mucosa que reveste o nariz, causada por reação alérgica, que provoca sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz, sintomas que podem durar de alguns minutos até vários dias. A substância que provoca alergia varia para cada pessoa, sendo, geralmente, o pólen de plantas, poeira, ácaros ou pêlos de animais.

Como tratar: esta doença é crônica e não tem cura, entretanto existem tratamentos que podem ajudar a tratar e controlar os seus sintomas, como anti-histamínicos, corticóides nasais e, principalmente, evitar o contato com as substâncias alérgicas. Saiba mais sobre as principais opções de tratamento para a rinite alérgica.
3. Sinusite

A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, que são estruturas que ficam ao redor do nariz, causando sintomas como dor na região da face, secreção nasal e dor de cabeça, e pessoas que já tem um grau de rinite alérgica têm maior tendência a desenvolver esta inflamação.

Esta doença é causada, principalmente por infecções virais, por vírus de gripes e resfriados, e por alergias, sendo somente uma pequena parte causada por bactérias. Confira como identificar os sintomas de cada tipo de sinusite.

Como tratar: costuma ser orientado pelo médico o uso de anti-histamínicos, anti-inflamatórios, descongestionantes e lavagem nasal com solução salina, estando indicado o uso de antibióticos apenas quando há suspeita de infecção por bactérias. 



4. Pneumonia

A pneumonia acontece quando a inflamação e infecção das vias respiratórias atingem os pulmões, geralmente, causadas por bactérias, vírus ou, mais raramente, fungos. Os sintomas da pneumonia incluem tosse com catarro amarelo ou esverdeado, febre de cerca de 38ºC ou mais e calafrios, e, se a infecção for grave, pode causar também falta de ar, dificuldade para respirar e respiração ofegante.

Como tratar: o tratamento depende da causa, na maioria das vezes feito com antibióticos e analgésicos em casa, com orientação médica. Em casos mais graves, em que há sinais de alerta, como oxigenação do sangue prejudicada, confusão mental ou insuficiência dos rins, por exemplo, pode ser necessária internação para realização de remédios na veia ou uso de oxigênio.

5. Otite

É a infecção que costuma acontecer por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido. Esta infecção pode causar dor no local, febre e produção de secreção, e é mais comum em crianças.

Como tratar: geralmente, o médico orienta o uso de analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno, sendo feito o uso de antibióticos apenas quando há suspeita de infecção bacteriana.

6. Asma

Crises de asma acontecem em pessoas predispostas, que têm doença inflamatória dos pulmões, e podem ser desencadeadas por fatores alérgicos, como frio e poeira, por exemplo. Estas crises são mais comum em crianças, apesar de também acontecerem em adultos, e causam sintomas como chiados no peito, falta de ar e tosse.

Como tratar: o tratamento é feito com orientações dos pneumologista, que pode envolver uso de broncodilatadores e corticóides, por exemplo. Entenda melhor como identificar e tratar a asma.

7. Meningite

A meningite é a infecção das membranas que envolvem o cérebro por vírus, bactérias, fungos e parasitas, e provoca sintomas que podem surgir de forma repentina, com febre alta, dor de cabeça forte, dores no corpo e vômitos.

É mais comum em crianças, entretanto pode acontecer em adultos, transmitida através do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado através da tosse, espirro ou fala. Entenda o que é a meningite e como se proteger.

Como tratar: o tratamento depende do tipo de microorganismo causador, podendo ser o uso de antibióticos injetáveis, como Penicilina, analgésicos e anti-inflamatórios, orientados pelo médico. 



Como evitar as doenças comuns do inverno

Para se proteger e evitar estas doenças, recomenda-se:
Evitar locais fechados e com excesso de pessoas;
Deixar o ambiente o mais ventilado e arejado possível;
Lavar ou higienizar com álcool as mãos várias vezes ao dia, principalmente após estar em locais públicos;
Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço de papel descartável;
Comer bem e de forma saudável, com dieta rica em frutas e verduras, pois são ricos em antioxidantes e minerais que ajudam a melhorar a imunidade;
Beber cerda de 2 litros de água por dia;
Evitar ir com frequência de forma desnecessária ao pronto-socorro, pois é um ambiente com alta probabilidade de contaminação;
Evitar o contato próximo com outras pessoas, quando se estiver resfriado, principalmente idosos e recém-nascidos.

Além disso, é recomendada a vacinação anual contra a gripe, capaz de proteger contra os principais vírus causadores de gripe no período. Esta vacinação é especialmente importante para pessoas com maior risco para o desenvolvimento de quadros mais graves de gripe e pneumonia viral, como idosos, crianças, gestantes, diabéticos e portadores de doenças pulmonares, cardíacas ou auto-imunes.

Fonte: tuasaúde.com

terça-feira, 22 de maio de 2018

Dicas de Saúde com José Lúcio Alves - Saúde Sempre (Edição Nº 22)


O mês de maio é o mês de conscientização em relação aos cuidados no trânsito, é o maio amarelo. A proposta desse movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. E nós também devemos apoiar fazendo a nossa parte como motoristas e como pedestres.

O movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. Foi escolhida a cor amarela pois ela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

O tempo frio pode ser muito seco em diversos lugares, inclusive aqui pra gente né, e começa na semana que vem. Devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite e alergias.

Gente, a cãibra surge quando há carência de sais minerais e até de água no corpo. Normalmente, a região afetada está com pouca quantidade de sódio, potássio e outros nutrientes, por exemplo. Pode surgir durante o sono, pois é quando o corpo e os músculos relaxam. Mas em geral aparece depois a prática intensa de alguma atividade física, já que é uma consequência do esforço muscular somado à falta de nutrientes. Atitude e saúde sempre!

Ainda sobre a câimbra no caso do surgimento, o melhor é alongar-se. Esticar a área que está sofrendo a contração promoverá uma melhor circulação do sangue naquela região. Com isso, os nutrientes que estão ausentes nessa área serão repostos. Se a dor for recorrente, o ideal é buscar uma avaliação médica.

Concluindo nossa conversa sobre câimbra, a prevenção passa por hábitos de vida mais saudáveis, com prática regular de exercícios e alimentação equilibrada. É importante usar o calçado adequado para a prática de exercícios físicos. Isso se reflete na musculatura. O mesmo vale para quem fica muito tempo em pé. Uva, castanha-do-pará, amendoim, aveia, banana, beterraba, batata, repolho, avelã, verduras escuras e frutas são alimentos indicados para evitar as cãibras. Beber muita água também pode auxiliar na prevenção. Atitude e saúde sempre!

segunda-feira, 14 de maio de 2018

O outono requer mais atenção com a saúde


Outono é uma estação marcada por mudanças repentinas de temperatura, característica que, somada à baixa umidade do ar, contribui para a proliferação de doenças ocasionadas por vírus.

Nesse período, tanto crianças quanto adultos sofrem de problemas respiratórios, com destaque para asma, rinite e gripe e, não raramente, conjuntivite. Usar umidificador de ar pode ajudar a diminuir as dificuldades respiratórias, mas apenas esse recurso não é capaz de repelir doenças. Outras dicas importantes são:

Consumir líquidos - especialmente água - para manter os níveis de hidratação do corpo.

Evitar permanecer por muito tempo em locais fechados e, se possível, deixar janelas e portas abertas para facilitar a circulação do ar.

Ter uma alimentação balanceada para evitar que o corpo fique mais propenso a possíveis contaminações.

Lavar as mãos constantemente e, sempre que possível, usar álcool em gel para completar a higienização.

Utilize hidratante para o rosto e corpo, pois a pele seca fica suscetível a rachaduras e irritações.

Fonte: gndi.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Dicas de Saúde com José Lúcio Alves - Saúde Sempre (Edição Nº 21)


A barba concede ao homem distinção e estilo, porém, como nada na vida é fácil, para ter uma barba bonita, é preciso dedicação. Principalmente para quem ainda é novato nesse universo e quer ter uma barba bem cuidada, é possível sofrer um pouco até conseguir deixar tudo do jeito que você realmente quer. Devido a moda da barba, vamos dedicar algumas dicas específicas sobre cuidados especiais.

Parece banal falar de higiene da barba mas não é. Muitos homens ainda acham que basta a água pura que cai do chuveiro para manter uma barba limpa de verdade. Lembre-se sempre de que resíduos de comida podem cair e se acumular entre os pelos e, “apenas água” não conseguirá eliminá-los. Além disso, a pele da região precisa ser bem limpa para evitar os fungos que causam a temida caspa. Sim, isso mesmo pode dar caspa na barba. Use os Shampoos adequados e evite esses problemas.

É fundamental o uso de um shampoo específico. O ideal é realizar a higienização pela manhã e à noite. Além de limpa e com cheiro agradável, os fios da barba ficarão mais maleáveis e brilhosos. Procure na Farmácia produtos próprios para a barba, afinal de contas os fios da barba são bem diferentes dos fios de cabelo da cabeça.

Ir ao barbeiro pra cuidar da sua barba é altamente indicado. Claro, se você tiver habilidade, pode fazer uma manutenção dos fios em casa, utilizando tesoura, máquina e lâmina. Mas para reforçar recortes, linhas e organizar todos os pelos um bom profissional pode ajudar muito. Uma barba bem feita vai melhorar ainda mais sua aparência.

Passar a mão na barba pode trazer sérias consequências para sua saúde. Você cumprimenta o vizinho com um aperto de mãos, pega várias coisas, não lava as mãos, e, por fim, leva os dedos e todas as sujeiras para sua barba. Além do risco de causar algum tipo de alergia ou irritação na pele, esse hábito ajuda a deixar os fios opacos, oleosos em excesso, fracos e pode causar, até mesmo, a queda dos pelos ou coisas piores. Evite este mal hábito e cuide bem da sua barba. Atitude e saúde sempre!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Dicas de Saúde com José Lúcio Alves - Saúde Sempre (Edição Nº 20)

O farmacêutico José Lúcio Alves, vice-presidente da Rede Entrefarma

Cumprimente com alegria as pessoas a sua volta. Um bom dia, boa tarde ou boa noite devem ser ditos com verdade e emoção. Se for de coração, você vai receber de volta toda a vibração positiva. Atitude e saúde sempre!

Já reparou que as pessoas bem-sucedidas são sempre alegres? E é possível praticar o bom humor, sabia? Levante um pouco mais cedo, faça uma boa Oração para que seu dia seja produtivo, ouça pelo menos duas das suas músicas preferidas. Depois disso, é desejar bom dia às outras pessoas e receber o seu bom dia de volta. Atitude e saúde sempre!

Normalmente na quaresma as pessoas intensificam as orações. Isso é importante não só nessa época, mas em todos os momentos da nossa vida. A gratidão deve ser praticada, pois faz bem para o corpo e para alma. Atitude e saúde sempre!

Sorrir é uma excelente opção para viver melhor. Quando você pratica o sorriso, automaticamente irá atrair energias positivas. E não permita que o mau humor de algumas pessoas atrapalhe o seu dia. Atitude e saúde sempre!

Faça o jejum conforme as próprias condições, para que o corpo não seja comprometido. Cuidado com os jejuns a pão e água, ou só de líquidos. Qualquer sacrifício só é válido, se não comprometer sua integridade física. Atitude e saúde sempre!

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Vai começar a folia...🎭

Entre alguns cuidados, é sempre bom lembrar:
>> Se for beber, não dirija.
>> Se for dirigir, não se esqueça de utilizar o cinto de segurança.
>> Previna-se contra doenças sexualmente transmissíveis. Use preservativo.
Entrefarma Farmaluz deseja que você tenha o melhor CarnavalSaúde Sempre! 


terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Evite a insolação e cuide bem de seu corpo nas férias


Para muitas pessoas, o verão é tempo de descansar, já que o dia demora mais para terminar e o sol brilha forte no céu. Mas, sem os devidos cuidados, esse descanso pode virar um verdadeiro pesadelo. Nosso corpo fica mais quente e pode sofrer com insolação.

O clínico geral Paulo Mascarenhas explica que o problema é causado quando nosso corpo perde a capacidade de controlar a temperatura. ”Nós temos um fator térmico que faz a gente suar quando está calor e tremer quando está frio. No quadro de insolação, nosso corpo fica incapaz de controlar isso devido ao ambiente muito quente”, explica.

O especialista alerta que o perigo em si não está no sol, e sim na temperatura. ”Muitas pessoas acham que o problema é a exposição, mas não é bem assim. É claro que o sol direto atrapalha, mas essa dificuldade é consequência do calor excessivo. Mesmo que a pessoa fique na sombra, por exemplo, ela pode sofrer a insolação”.

Mascarenhas aponta alguns sinais que o nosso organismo apresenta nesses casos. Segundo ele, a insolação mais leve pode apresentar sinais de náuseas, dores de cabeça e cansaço. Além disso, como na maioria dos casos o paciente fica sem se hidratar, a urina fica espessa e ele vai poucas vezes ao banheiro’.

Tratamento e cuidados com a insolação

O clínico geral acrescenta que alguns cuidados devem ser tomados durante o verão, principalmente em dias de passeio como praias, clubes e cachoeiras. ”A pessoa deve evitar ficar no sol o tempo todo, ingerir bastante líquido e, de tempo em tempo, tomar uma ducha para resfriar o corpo. Para as pessoas no dia a dia, uma boa dica é um spray de água que ajuda a refrescar”, recomenda o especialista.

A insolação é tratável e segundo o médico, depende do nível do problema. ”A insolação pode ser muito séria, porque o corpo começa a funcionar de uma forma diferente do normal. A pressão cai e o coração fica fraco. Por isso é sempre recomendado que se procure um profissional, principalmente depois de um dia de muito sol. Em alguns casos, o paciente vai precisar de medicamento por meio das vias venosas para hidratação. Em outros, colocamos o paciente em uma banheira com gelo para controlar a temperatura”, conclui.

Fonte: entrefarma.com.br